terça-feira, 4 de outubro de 2011

Demarchi / Botujuru


Ouvir: Olhos de Lince / Edu Moreno

Demarchi: Berço do turismo e do frango com polenta

     Ontem, Linha Galvão Bueno; hoje Bairro Demarchi. No popular, Colônias de São Bernardo. O bairro dos restaurantes especializados em frango com polenta e vinho de cartola, com salada de agrião, que foi o primeiro sentido mais profissional do turismo na cidade, a partir dos anos 40. É também o bairro da Volkswagen do Brasil, a multinacional que chegou nos anos 50 e ocupou espaços coloniais junto à Via Anchieta. O nome Demarchi é uma homenagem a antiga família de imigrantes italianos aqui estabelecida desde o século 19.

FOTO 1 – Matheo Demarchi cultiva sua horta na avenida que leva o nome da mãe, Maria Servidei Demarchi, eleita em 1958 a Mãe Símbolo de São Bernardo.
Acervo: Família Demarchi


FOTO 2 - Igreja de Santa Maria, referência do bairro e bem histórico-cultural tombado pelo Município.Acervo: Família Demarchi

FOTO 3 – Trabalhadores na construção das primeiras alas da Volkswagen na década de 50: industrializa-se São Bernardo.
Acervo: Antonio Gonçalves Queiroz




Botujuru: O bairro da Terra Nova e da Vila das Valsas


     A expressão Botujuru é muito antiga na cidade. Ela já aparece no registro paroquial da Freguesia de São Bernardo, em meados do século 19. As origens apontam para área rural e de reserva florestal, com várias chácaras de veraneio. Uma família antiga é a Lewandowski, que abriu a Mercantil Suíça, antiga fábrica de bicicletas e máquinas de costura. É o bairro do Terra Nova e do Swiss Park, da Chácara Porongaba e Jardim Jussara, e da recente Vila das Valsas, conjunto habitacional destinado a servidores municipais

FOTO 1 – Pioneiros do conjunto residencial Vila das Valsas: espaço conquistado pela Associação de Construção Popular dos Servidores Públicos.
Em pé (a partir da esquerda): José Silva Adriano, Verônica Bigai, José Maria Gonçalves, Vanderlei Rodrigues de Araújo, Antonio e Neuza Brito; agachados: Jairo Goss, Carlúcio Pereira Barbosa e Hildebrando Nerval.
Acervo: José Silva Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário