sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Taboão


Ouvir: Meu Amigo Joca/Joca e Regional Choros e Serestas

Olarias, pedreira, água mineral...
    
     O bairro do Taboão, entre Diadema e São Bernardo, às barbas do Jardim Zoológico paulistano, é um dos mais antigos do Grande ABC, com farta documentação ao longo do século 19. No passado foi ponto de atração turística: gente de São Paulo deslocava-se até o lugar para fazer piquenique. Economicamente, Alfredo Bernardo Leite, dono da maior parte das terras locais, manteve uma pedreira no bairro e uma fonte de água mineral descoberta numa das explosões para a extração de pedras. Outros proprietários mantinham olarias. Sua urbanização inicia-se na década de 20, com a abertura da Vila Santa Luzia.

FOTO 1 – Operários da Willys Overland do Brasil nos anos 60: a caminho do trabalho.
Acervo: Antonio Osvaldir Bianchini


FOTO 2 –  Vista Geral do Bairro do Taboão em 30-07-1976.
Foto de Clóvis Ferreira, publicada dentro da série "A História dos Bairros" edição de 01-08-1976 do Diário do Grande ABC.

FOTO 3 –  Vista Geral do Bairro do Taboão em 30-07-1976.
Foto de Clóvis Ferreira.

9 comentários:

  1. nossa como era diferente !

    ResponderExcluir
  2. CHEGUEI NO TABOÃO COM 4 ANOS DE IDADE ISTO TEM 40 ANOS LEMBRO NOSSA, COMO ESTA TUDO TÃO DIFERENTE!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nasci no TABOÃO 1970, hoje tenho 42 moro em Uberlandia-MG, eu era muito novo tb não lembro desta epoca.

    ResponderExcluir
  4. NASCI NO TABOÃO TENHO 47 ANOS !! QUE SAUDADES !!! SOU O DINHO PRETO DA RUA CHILE !!!

    ResponderExcluir
  5. Que saudade! Eu nasci em São Paulo, mas meus pais já moravam no Taboão, foram morar aí em 1970 e eu nasci em 1974. Só nasci em São Paulo, fui criado no Taboão. Na época destas fotos eu tinha 2 anos! Sai do Taboão em 1986 para ir morar no interior. Eu morava na Rua Europa! Da última vez que fui no Taboão até os terrenos vazios que haviam na Rua Grão Bretanha, perto da Congregação Cristã, estão lotados de sobrados! Lembro que ia para a escola Jorge Rahme e grande parte do caminho não havia casas! Mudou muito mesmo!

    ResponderExcluir
  6. MORO NO TABOÃO DESDE 1968. NESSA ÉPOCA TINHA 11 ANOS DE IDADE.

    ResponderExcluir
  7. nós saiamos pela mata do educandario dom duarte atrás da igreja nossa senhora do carmo e iamos até a regis bitencoort havia uma bica por trás do cenáculo nesse tempo 72 tinha uma pequena comunidiade, poucas casas e só uma rua nesse local depois vieram as maquinas e engoliram a mata e os eucalipitos e todo o resto me sentia um bandeirante ou cangaceiro pois os meninos do educandario eram vistos como perigosos

    ResponderExcluir
  8. Nasci em São Paulo, más meus pais moravam no Taboão em 1970, nos fundos da casa dos meus avós na Rua Turquia, estudei na escola do Taboão com a Professora Josefa 1° e 2° série em 1977 e 78, morei lá até 1982, que saudades, que tempo bom, descer a rua Turquia que era de paralelepípedo com minha bicicleta com meu primo na garupa...kkkk, nunca vou me esquecer

    ResponderExcluir
  9. tem que colocar as fotos do QUALIDADE DE VIDA TABOÃO um projeto social onde todos e voluntário,onde ensina SAMBA ROCK ,AULA DE VIOLÃO ,E ESTAMOS TRAZENDO RIP ROP .

    ResponderExcluir