sábado, 10 de setembro de 2011

Praça Brasil


Aula de educação física dos atiradores do TG de São Bernardo em 1953: espaço hoje cortado pela Avenida Faria Lima do sistema trólebus. Acervo: TG; pesquisa: Aquiles Zampieri

HISTÓRICO – Neste espaço funcionou o antigo campo do Juventus de São Bernardo e do EC Brasil. Ali, em 1935, o Palestra de São Bernardo mandou o seu primeiro jogo de futebol.
O campo chegou ao fim quando da passagem da Avenida Faria Lima, no Vale do Ribeirão dos Meninos, fato ocorrido no início da década de 1970.
Em homenagem ao EC Brasil, a Prefeitura remodelou área municipal remanescente dando-lhe o nome de Praça Brasil.
Em 1975, por ocasião da celebração do centenário da Imigração Italiana ao Brasil, a praça foi escolhida para receber o Monumento ao Imigrante Italiano.
Historicamente, a imigração italiana a São Bernardo ocorre em 1877, com a criação, em 3 de setembro daquele ano, do Núcleo Colonial de São Bernardo. Foram várias linhas destinadas ao cultivo de produtos agrícolas. São ocupadas por imigrantes, em grande parte da Itália, a partir de 1878. Mas várias outras nacionalidades aqui se estabeleceram, conforme a Tabela 01 de 1907 (anexa).
O MONUMENTO: escultores José Jerez Recaldi e Suely Nogaro. A escultura representa uma família de imigrantes italianos que expressam, em seus semblantes, a esperança que sentiram ao iniciar uma nova vida em terras brasileiras.
FONTE: Diário do Grande ABC, 29-11-1975

Vista aérea da área em 1968
Obs. A praça Brasil localiza-se na área ocupada pela quadra de futebol, acima.               Foto: Beltran Asêncio

Na inauguração da praça, o discurso do prefeito

Perspectiva da praça 

Tabela 01. Nacionalidades estabelecidas em Sao Bernardo - 1907 

           

Um comentário:

  1. um Monumento que representa muito bem os Imigrantes Italianos, estive presente quando inaugurou a Praça Brasil.

    ResponderExcluir