quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Botujuru

O bairro da Terra Nova e da Vila das Valsas

     A expressão Botujuru é muito antiga na cidade. Ela já aparece no registro paroquial da Freguesia de São Bernardo, em meados do século 19. As origens apontam para área rural e de reserva florestal, com várias chácaras de veraneio. Uma família antiga é a Lewandowski, que abriu a Mercantil Suíça, antiga fábrica de bicicletas e máquinas de costura. É o bairro do Terra Nova e do Swiss Park, da Chácara Porongaba e Jardim Jussara, e da recente Vila das Valsas, conjunto habitacional destinado a servidores municipais

FOTO – Pioneiros do conjunto residencial Vila das Valsas: espaço conquistado pela Associação de Construção Popular dos Servidores Públicos. Acervo: José Silva Adriano

Significado – Nome herdado da expressão Morro Botujuru. Esta expressão é muito antiga na cidade. Ela aparece, por exemplo, no registro paroquial da Freguesia de São Bernardo feito entre 1854 e 1856 e assinado pelo padre Tomás Inocêncio Lustosa, conforme determinação da Lei Imperial nº 601.

Origens – Área rural e de reserva florestal, com várias chácaras de veraneio.

Família antiga – Lewandowski, dos empresários criadores, na década de 1940, de uma das primeiras indústrias da Via Anchieta, a Mercantil-Swiss, fábrica de bicicletas e máquinas de costura.

Urbanização – Houve tentativas tímidas de abertura de loteamentos na década de 1950, mas os principais empreendimentos iniciam-se nos anos 1970 em espaços próximos ao vizinho Bairro Demarchi.
Hoje os principais espaços do bairro são os conjuntos Terra Nova e Swiss Park, de padrão médio e elevado, respectivamente.

Um comentário:

  1. Amei seu blog. É isso que nossa cidade precisa. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir